quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

120 – Francisco Cândido Xavier 108 REENCARNAÇÃO

120 – Francisco Cândido Xavier108
REENCARNAÇÃO
“Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar,
corta­o e atira­o para longe de ti; melhor te é entrar na vida,
coxo ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres
lançado no fogo eterno.”
Jesus (MATEUS, 18: 8)Unicamente a reencarnação esclarece as questões do ser, do sofrimento e do
destino. Em muitas ocasiões, falou­nos Jesus de seus belos e sábios princípios.
Esta passagem de Mateus é sumamente expressiva.
É indispensável considerar que o Mestre se dirigia a uma sociedade
estagnada, quase morta.
No concerto das lições divinas que recebe, o cristão, a rigor, apenas
conhece, de fato, um gênero de morte, a que sobrevém à consciência culpada pelo
desvio da Lei; e os contemporâneos do Cristo, na maioria, eram criaturas sem
atividade espiritual edificante, de alma endurecida e coração paralítico. A expressão
“melhor te é entrar na vida” representa solução fundamental. Acaso, não eram os
ouvintes pessoas humanas? Referia­se, porém, o Senhor à existência contínua, à vida
de sempre, dentro da qual todo espírito despertará para a sua gloriosa destinação de
eternidade.
Na elevada simbologia de suas palavras, apresenta­nos Jesus o motivo
determinante dos renascimentos dolorosos, em que observamos aleijados, cegos e
paralíticos de berço, que pedem semelhantes provas como períodos de refazimento e
regeneração indispensáveis à felicidade porvindoura.
Quanto à imagem do “fogo eterno”, inserta nas letras evangélicas, é recurso
muito adequado à lição, porque, enquanto não se dispuser a criatura a viver com o
Cristo, será impelida a fazê­lo, através de mil meios diferentes; se a rebeldia
perdurar por infinidade de séculos, os processos purificadores permanecerão
igualmente como o fogo material, que existirá na Terra enquanto seu concurso
perdurar no tempo, como utilidade indispensável à vida física.

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